SNAP – PLATAFORMA PARA TRATAMENTO DE IMAGENS DE RADAR

SNAP – PLATAFORMA PARA TRATAMENTO DE IMAGENS DE RADAR

O software SNAP (Sentinel Application Platform) desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) é um software gratuito com interface amigável, que permite o processamento das imagens SAR de forma bastante simples. A utilização de imagens SAR tem se tornado cada vez mais, um diferencial quando se trata da aplicação de técnicas de sensoriamento remoto.

A sua principal vantagem em relação aos sensores ópticos é ser menos influenciada pelas características da atmosfera, como nuvens e aerossóis. Além disso, as imagens SAR são caracterizadas por possuírem uma maior penetração nos alvos da superfície terrestre. A partir do processamento das imagens SAR é possível extrair diversas informações sobre o alvo, como decomposições polarimétricas, coeficientes de retroespalhamento, coerência interferométrica, entre outros, que podem auxiliar nas mais diversas aplicações. Dessa forma, com esse mini curso, o aluno será capaz de entender e processar as imagens SAR, extraindo diversas informações para serem utilizadas em suas aplicações profissionais.

O processamento de imagens SAR visando a obtenção de interferogramas para estudo de variações de terreno é um processo complexo, que envolve várias etapas de processamento. Para isso, o software SNAP apresenta-se como ferramenta gratuita e principal de tratamento de imagens do sistema Sentinel 1. Entretanto, o mesmo software também pode ser usado para tratamento de imagens de outros satélites, tais como: Radarsat-2, Terra SAR-X, Alos 1&2, Cosmo-Skymed dentre outros.

O processamento exige que duas imagens (uma chamada master e outra slave) sejam alinhadas e subtraídas digitalmente. Por fim, o diagrama de interferência pode ser transformado em um modelo de elevação.

Como exemplo podemos citar a avaliação da qualidade das águas que, mediante sensores remotos é de grande interesse para futuras análises. Faz-se de relevante importância as etapas para o processamento de imagens, particularmente quando o objetivo for avaliar a qualidade das águas mediante a estimativa de determinadas concentrações de clorofila em ambientes aquáticos eutrofizados, podendo apresentar aumento de fitoplancton e consequentemente da clorofila-a, o despejo progressivo de efluentes domésticos e industriais, que causam desequilíbrios em diversos ecossistemas, outros fatores poluidores como derramamento de esgoto, etc…

 

Decorrentes das facilidades disponibilizadas pela ESA (European Space Agency), hoje em dia é possível a aquisição gratuita de imagens de seus satélites e de seu processamento também por meio de software gratuito e diretamente da casa do interessado, com o uso de um computador pessoal de custo acessível à grande maioria dos interessados em sensoriamento remoto. Este conjunto de facilitadores potencializa a popularização do uso das imagens Sentinel 2 (A e B).

 

O documento que poderá ser encontrado abaixo, tem como principal objetivo apresentar os procedimentos para localizar e baixar imagens dos satélites Sentinel 2 (A e B), bem como baixar e instalar o software SNAP (Sentinels Application Platform), disponibilizado pela ESA para o processamento das imagens. Também apresentar algumas etapas para o processamento de imagens, particularmente quando o objetivo for avaliar a qualidade da água mediante a estimativa das concentrações de clorofila e da profundidade do disco de Secchi, objetos de exemplos neste documento.

Nosso curso de SnapRemoto com aulas síncronas ( professor online ) em todas as aulas, para processamento de imagens de satélite terá inicio no dia 08/01/24 com carga horarioa de 24 horas. As matriculas estão abertas.

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A versão atual é 9.0.0 (29.06.2022 15:00 UTC ).

Para obter informações detalhadas sobre as alterações feitas nesta versão, dê uma olhada nas notas de versão dos diferentes projetos: SNAP , S1TBX , S2TBX , S3TBX , SMOS Box , PROBA-V Toolbox

 

O que é Power BI e sua utilização para Sistema de Informação Geográfica – SIG

Uma análise espacial leva a uma maior compreensão para mapeando locais relevantes e identificando relacionamentos e padrões. Sistema de informação geográfica com ferramentas de SIG ajudam a  determinar quais são as melhores ações a serem executadas. Analises de dados com base em qualidades espaciais com Power BI ajudam nas métricas com dados visualmente mais interessantes. O poder do Power BI com GIG ajuda a Identificar um local relacionado a outras variáveis críticas. Adicionar camadas de referência e demográficas, como receita, população ou tempo, incluso gratuitamente com o QGIS ou software proprietário ArcGIS criam visualizações de mapas ou cartas usando dados de localização com estas ferramentas para Power BI.

Hoje empresas diversas buscam se capacitar em SIG nas ferramentas ArcGIS e QGIS para analises visuais ambientais mais relevantes. A GISCursos atende diversas empresas capacitando seus colaboradores em SIG e sua integração com o Power BI.

Abaixo um pouco do Power BI para quem ainda não conhece esta aplicação!

O que é Power BI?

De dados de clientes e funcionários, métricas para metas da empresa, vendas e aquisições, os negócios estão se afogando em dados, esses dados são tão bons quanto sua capacidade de interpretar e comunicar seu significado. É aí que entra o Power BI (Business Intelligence).

FONTES-DE-DADOS

O Microsoft Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que funcionam juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em percepções coerentes, visualmente imersivas e interativas. Quer seus dados sejam uma pasta de trabalho simples do Microsoft Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e local, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, limpe e modele seus dados sem afetar a fonte subjacente , visualize (ou descobrir) o que é importante e compartilhar com quem você quiser.

As partes do Power BI

O Power BI consiste em um aplicativo de desktop Microsoft Windows chamado Power BI Desktop, um serviço SaaS (Software as a Service) online chamado de serviço Power BI e aplicativos Power BI móveis que estão disponíveis em telefones e tablets.

Esses três elementos – área de trabalho, serviço e aplicativos móveis – são fornecer para permitir que as pessoas criem, compartilhem e consumam insights de negócios da maneira que eles sirva, ou sua função, de forma mais eficaz.

Conceitos de Power BI

Os principais blocos de construção do Power BI são: conjuntos de dados, relatórios e painéis . ELES São todos Organizados em áreas de Trabalho e São criados COM NAS de base Capacidades .

Capacidades

Capacidades são um conceito central do Power BI que representa um conjunto de recursos usados ​​para hospedar e fornecer seu conteúdo do Power BI. As recursos são compartilhadas ou dedicadas . Uma capacidade compartilhada é compartilhada com outros clientes da Microsoft, enquanto uma capacidade dedicada é totalmente comprometida com um único cliente. Como recurso dedicadas expressão uma assinatura. Por padrão, os espaços de trabalho são criados em uma capacidade compartilhada.

Espaços de Trabalho

Os espaços de trabalho são contêineres para painéis, conjuntos de dados de dados e fluxos de dados no Power BI. Existem dois tipos de áreas de trabalho: Minha área de trabalho e áreas de trabalho .

  • Meu espaço de trabalhoé o espaço de trabalho pessoal para qualquer cliente do Power BI trabalhar com seu próprio conteúdo. Somente você tem acesso ao seu espaço de trabalho Meu. Você pode compartilhar painéis e relatórios de seu My Workspace. Se você deseja colaborar em painéis e relatórios, ou criar um aplicativo, você deseja trabalhar em um espaço de trabalho.
  • Os espaços de trabalhosão usados ​​para colaborar e compartilhar conteúdo com colegas. Você pode adicionar colegas aos seus espaços de trabalho e colaborar em painéis, relatórios e conjuntos de dados. Com uma exceção, todos os membros do espaço de trabalho precisam de licenças do Power BI Pro.

Os espaços de trabalho também são os locais onde você cria, publica e gerencia aplicativos para sua organização. Pense nos espaços de trabalho como áreas de preparação e contêineres para o conteúdo que formará um aplicativo Power BI. Então, o que é um aplicativo ? Um aplicativo é uma coleção de painéis e relatórios criados para fornecer as principais métricas aos consumidores do Power BI em sua organização. Os aplicativos são interativos, mas os consumidores não podem editá-los. Os consumidores de aplicativos, os colegas que têm acesso aos aplicativos, não precisam necessariamente de licenças Pro.

Conjuntos de dados

Um conjunto de dados é uma coleção de dados aos quais você importa ou se conecta . O Power BI permite que você se conecte e importe todos os tipos de conjuntos de dados e reúna tudo em um só lugar. Os conjuntos de dados também podem originar dados de fluxos de dados.

Conjuntos de dados são associados a espaços de trabalho e um único conjunto de dados pode fazer parte de muitos espaços de trabalho. Quando você abre um espaço de trabalho, os conjuntos de dados associados são listados na guia Conjuntos de dados . Cada conjunto de dados listado representa uma única fonte de dados, por exemplo, uma pasta de trabalho do Excel no OneDrive, ou um conjunto de dados tabular SSAS local ou um conjunto de dados Salesforce. Existem muitas fontes de dados diferentes com suporte. Os conjuntos de dados adicionados por um membro do espaço de trabalho estão disponíveis para os outros membros do espaço de trabalho com uma função de administrador , membro ou contribuidor .

 Conjuntos de dados compartilhados

Business intelligence é uma atividade colaborativa. É importante estabelecer conjuntos de dados padronizados que podem ser a ‘única fonte da verdade’. Descobrir e reutilizar esses conjuntos de dados padronizados é fundamental. Quando modeladores de dados especialistas em sua organização criam e compartilham conjuntos de dados otimizados, os criadores de relatórios podem começar com esses conjuntos de dados para construir relatórios precisos. Sua organização pode ter dados consistentes para a tomada de decisões e uma cultura de dados saudável. Para consumir esses conjuntos de dados compartilhados, basta escolher os conjuntos de dados do Power BI ao criar seu relatório do Power BI.

Relatórios

Um relatório do Power BI é uma ou mais páginas de visualizações, como gráficos de linha, mapas e mapas de árvore. As visualizações também são chamadas de visuais . Você pode criar relatórios do zero no Power BI, importá-los com painéis que os colegas compartilham com você ou o Power BI pode criá-los quando você se conecta a conjuntos de dados do Excel, Power BI Desktop, bancos de dados e aplicativos SaaS. Por exemplo, quando você se conecta a uma pasta de trabalho do Excel que contém planilhas do Power View, o Power BI cria um relatório com base nessas planilhas. E quando você se conecta a um aplicativo SaaS, o Power BI importa um relatório pré-criado.

Existem dois modos de visualizar e interagir com os relatórios: Visualização de leitura e Visualização de edição . Quando você abre um relatório, ele é aberto na visualização de Leitura. Se você tiver permissões de edição, verá Editar relatório no canto superior esquerdo e poderá visualizar o relatório na visualização Edição. Se um relatório estiver em uma área de trabalho, qualquer pessoa com função de administrador, membro ou contribuidor pode editá-lo. Eles têm acesso a todos os recursos de exploração, design, construção e compartilhamento da visualização de edição desse relatório. As pessoas com quem eles compartilham o relatório podem explorar e interagir com o relatório na visualização de Leitura.

Quando você abre um espaço de trabalho, os relatórios associados são listados na guia Relatórios . Cada relatório listado representa uma ou mais páginas de visualizações com base em apenas um dos conjuntos de dados subjacentes. Para abrir um relatório, selecione-o.

Quando você abre um aplicativo, é apresentado um painel. Para acessar um relatório subjacente, selecione um bloco de painel (mais sobre blocos posteriormente) que foi fixado a partir de um relatório. Lembre-se de que nem todos os blocos são fixados nos relatórios, portanto, pode ser necessário clicar em alguns blocos para localizar um relatório.

Por padrão, o relatório é aberto na visualização de Leitura. Basta selecionar Editar relatório para abri-lo na visualização de edição (se você tiver as permissões necessárias).

Dashboards

Um painel é algo que você cria no serviço Power BI ou algo que um colega cria no serviço Power BI e compartilha com você. É uma única tela que contém zero ou mais blocos e widgets. Cada bloco fixado de um relatório ou de Q&A exibe uma única visualização que foi criada a partir de um conjunto de dados e fixada no painel. Páginas inteiras do relatório também podem ser fixadas em um painel como um único bloco. Existem muitas maneiras de adicionar blocos ao painel; muitos para serem abordados neste tópico de visão geral.

Por que as pessoas criam painéis? Aqui estão apenas alguns dos motivos:

  • para ver, em um piscar de olhos, todas as informações necessárias para tomar decisões.
  • para monitorar as informações mais importantes sobre sua empresa.
  • para garantir que todos os colegas estejam na mesma página, visualizando e usando as mesmas informações.
  • para monitorar a saúde de um negócio ou produto ou unidade de negócios ou campanha de marketing, etc.
  • para criar uma visão personalizada de um painel maior e mostrar todas as métricas importantes para eles.

Quando você abre um espaço de trabalho, os painéis associados são listados na guia Painéis . Para abrir um painel, selecione-o. Ao abrir um aplicativo, você verá um painel. Se você for o proprietário do painel, também terá acesso de edição aos conjuntos de dados e relatórios subjacentes. Se o painel foi compartilhado com você, você poderá interagir com o painel e quaisquer relatórios subjacentes, mas não poderá salvar nenhuma alteração.

Aplicativos de modelo

Os novos aplicativos de modelo do Power BI permitem que os parceiros do Power BI criem aplicativos do Power BI com pouca ou nenhuma codificação e os implantem para qualquer cliente do Power BI. Como parceiro do Power BI, você cria um conjunto de conteúdo pronto para uso para seus clientes e o publica sozinho.

Você pode construir aplicativos de modelo que permitem que seus clientes se conectem dentro de suas próprias contas. Como especialistas em domínio, eles podem desbloquear os dados de uma maneira que seja fácil para os usuários de negócios consumirem.

Os aplicativos de modelo são enviados ao Centro de parceiros para se tornarem publicamente disponíveis no mercado de aplicativos do Power BI e no Microsoft AppSource . Se você estiver interessado em criar aplicativos de modelo para distribuição fora de sua organização, consulte Criar um aplicativo de modelo no Power BI .

Interessado em se Capacitar?

PowerBI

NOSSO CURSO DE GIS-BI.
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QGIS + BDG PostgreeSQL + Python

Os SIG são sistemas computacionais capazes de capturar, modelar, armazenar, recuperar, manipular, analisar e apresentar dados geográficos. Bancos de dados geográficos (BDG) são coleções de dados georreferenciados, manipulados por Sistemas de Informação Geográficas (SIG). O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados (SGDB) de código aberto. Como o PostgreSQL, existem muitos outros SGBD, seja também de código aberto ou proprietário.
As bases para o QGIS foram as bibliotecas (libraries) QT, GEOS, OGR/GDAL e GRASS. Usado com o apoio de PostigreSQL-Postgis o QGIS se transforma em uma ferramenta completa para o
geoprocessamento e análise espacial de dados.

Entender qual a relevância de modelos de bancos de dados geográficos, abarcando o geoprocessamento, e o banco de dados em nuvem requer fazer uma pergunta: Como o uso desses modelos de bancos de dados auxiliam as empresas na atualidade?

Como resposta, foi constatado que as aplicações da ciência dos dados nas áreas de geografia espacial e na nuvem auxiliam no melhor armazenamento de informações, nas tomadas de decisões e na compreensão de problemas que surgem com a evolução social e dos meios de comunicação.
Assim, nota-se a garantia de uma maior segurança quanto aos registros, acessibilidade prática, redução de gastos e confiabilidade na organização.
Por fim, conclui-se que os bancos de dados e e ferramentas de geoprocessamento como o QGIS contribuem para o desenvolvimento de uma organização, bem como aumentam a confiabilidade em seus serviços e atraem novos clientes.

A GISCursos proporciona aos interessados nesta área a capacitação:
QGIS com BDG PostgreSQL e aplicações Phyton.

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COMPARATIVO ENTRE QGIS E ARCGIS E SUAS ALTERNATIVAS

Ao considerar qual software GIS podemos adotar em nosso projeto, duas das opções mais populares são ArcGIS da Esri e o QGIS.

Cada um deles oferece um conjunto de opções que inclui versões desktop, móvel e web, mas este artigo levará em consideração, algumas das principais semelhanças e diferenças entre o ArcGIS e QGIS Desktop e sua relação custo benefício.

O QGIS é um FOSS (Free and open-source software). QGIS pode ser carregado em qualquer computador. O ArcGIS tem seu uso restrito, através de uma licença que precisa ser comprada. Seus pacotes são regulados através de uma chave de licenciamento (ativação).

Testes tem mostrado que o QGIS carrega sua interface gráfica e demais componentes mais rápido que o ArcGIS.

A Esri possui uma base de suporte bem estabelecido, por meio do fórum oficial e sistema de suporte técnico para seus produtos da família ArcGIS. O QGIS oferece apoio aos usuários através de vários sites, incluindo usuários do programa que se correspondem mutuamente, ajudando a todos, com interesse de manter a plataforma cada vez mais sólida a sua aceitação.

O QGIS hoje é uma grande realidade, sendo bastante popular nos círculos acadêmicos e em áreas onde o software de código aberto é a ‘norma’ e já havendo diversas empresas de vários segmentos que estão fazendo a migração para este software, além de órgãos públicos e empresas de grande porte.

O ArcGIS e o QGIS possuem amplas e robustas ferramentas para análise geoespacial. No caso do programa da Esri se destaca o conjunto de funcionalidades do Spatial Analyst. No Quantum GIS, as opções do Sextante são simplesmente incríveis.

O compositor de impressão do QGIS  evoluiu muito e hoje já se pode obter resultados excelentes com ele.

A GISCursos e GISSoluções presta consultoria a empresas que migraram para o QGIS, trabalhando como suporte aos seus usuários e realizando de forma terceirizadas apoio nos projetos realizados.

Se sua empresa deseja fazer esta migração, consulte-nos para que possamos apresentar recursos, soluções e orçamento para este fim.

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Caesb usa SMS para se comunicar com os clientes

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“A integração do GIS com a Central de Atendimento (IGCA) proporcionou a transformação digital na comunicação direta com os clientes da Caesb.” 

O envio de mensagens por celular, via SMS, já é uma realidade na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A empresa já utiliza a ferramenta para melhorar a comunicação com seus clientes. A solução desenvolvida utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede que causem falta d’água.

A Caesb pode, também, utilizar a ferramenta para enviar informações relevantes sobre campanhas. Para que o usuário receba mensagens da companhia, ele precisa estar com o seu cadastro atualizado. Se não estiver, pode fazer a atualização no autoatendimento, no site da Caesb, onde há a opção “Atualizar Dados Cadastrais”. É necessário cadastrar um número de celular.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires, defende que o envio de mensagens SMS é uma abordagem de baixo custo e alta eficiência, pois atinge 100% dos celulares, independente do usuário ter alguma aplicação específica ou acesso à internet.

“A integração do GIS com a Central de Atendimento (IGCA) proporcionou a transformação digital na comunicação direta com os clientes da Caesb. Agora é possível enviar informações relevantes apenas para os usuários que realmente precisam ter conhecimento, não sendo necessário veicular em grandes mídias ou jornais, onde muitas vezes os principais interessados não são atingidos”, comemora Carlos Eduardo.

O agente de Suporte ao Negócio da Caesb, Alexandre Siqueira Lacerda, que trabalha na Gerência de Atendimento ao Cliente (PROC), explica que Integração do GIS com a Central de Atendimento, por meio do georreferenciamento, tornou possível enviar campanhas comerciais, de obras, manutenção e operação para clientes cujas inscrições estejam contidas dentro de uma determinada área geográfica.

“A parceria tornou possível uma mudança de paradigma para a companhia no relacionamento com os seus clientes, uma vez que a partir de agora a Caesb poderá tomar a iniciativa na comunicação e se antecipar ao contato do usuário numa ocorrência de falta de água, por exemplo”, exalta.

O trabalho em equipe entre diferentes áreas da Caesb foi essencial para o funcionamento da nova ferramenta. Para a divulgação de falta d’água, por exemplo, há um fluxo que começa na área de georreferenciamento (ESEG), responsável por criar a poligonal afetada pela falta d´água. A lista das inscrições afetadas é passada para a Ouvidoria (PRO) via webservice. O GCOM, então, preenche os dados de contato e une com a mensagem predefinida a ser enviada e manda para o disparador da compuvox, que envia o SMS para os contatos vinculados às inscrições.

Essa integração entre os dois sistemas, Compuvox e o IGCA, foi feito pela Assessoria de Tecnologia da Informação (PRT). O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, César Augusto da Fonseca, explica que foi criado um serviço on-line (webservices) que une os dados de contatos de cada uma das inscrições mapeadas na poligonal afetada pela falta d´água, por exemplo, e envia essas informações para o disparador de SMS da compuvox.

Leia também:

#Caesb lança novas funcionalidades em seu aplicativo

*Com informações da #Caesb

 

Capacitações em GEOPROCESSAMENTO: #GISCursos.

Projetos e consultoria em Geomarketing e Sensoriamento Remoto, Análises ambientais, e Mapeamento: #GISSoluções

 

Os limites entre a Amazônia e o Cerrado

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás, algumas áreas classificadas como Cerrado são, na verdade, Amazônia. Em outras, ocorre o inverso e também há blocos de mata que são uma combinação dos dois tipos de vegetação, segundo um mapa recente que propõe a revisão dos limites entre os biomas (Biodiversity and Conservation, 25 de fevereiro). No trabalho, produzido a partir de imagens de satélite, pesquisadores de universidades de Mato Grosso, do Acre e de Brasília examinaram uma área de 613 mil quilômetros quadrados (km2) nos quatro estados e reconheceram que a diversidade de formas de vegetação na região dificulta diferenciar Amazônia de Cerrado. Mostraram também que o limite entre eles é mais sinuoso e complexo do que o do mapa oficial, definido entre 1970 e 1985. Eles identificaram 151 áreas de Cerrado com mais de 5 km2 em áreas classificadas como Amazônia e 152.182 km2 de áreas de transição, principalmente no Cerrado. Áreas de transição, com as duas formas de vegetação, podem se estender por até 250 quilômetros de um lado ou de outro da linha atual que separa os dois tipos de vegetação. Segundo os autores, a simplificação da divisão entre os biomas facilitou o desmatamento das áreas de transição. Por lei, os proprietários de terras têm de proteger 35% da vegetação no Cerrado e 80% na Amazônia. “Estamos encaminhando ao Ministério do Meio Ambiente, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística um pedido para discutir a redefinição dos limites da Amazônia e propor a criação de uma zona especial de proteção na transição Amazônia-Cerrado”, diz o engenheiro florestal Ben Hur Marimon Junior, da Universidade do Estado de Mato Grosso, coordenador do estudo.

Este texto foi originalmente publicado por Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

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Porque fazer um curso de Geoprocessamento

Uma das questões que vêm à cabeça quando pensamos em fazer um curso de Geoprocessamento é: vou trabalhar em ArcGIS ou no QGIS? Qual melhor ferramenta para meu estudo ou trabalho? Na verdade, as Geotecnologias não são resumidas assim, há muitos conceitos fundamentais que devemos entender antes de usar qualquer um Sistema de Informação Geográfica (SIG), além de vários outros softwares e equipamentos que podem enriquecer nossos resultados.

Conectado aos conceitos fundamentais, o próximo passo é analisar as opções de Geotecnologias aplicáveis para alcançar nossos objetivos. Por exemplo, são diversas opções de equipamentos de posicionamento, como GPS, aplicativos para smartphones, drones com tecnologia avançada de posicionamento embarcado, além daqueles operados por topógrafos, utilizados em demarcação de propriedades e planejamento de obras.

Quanto a softwares de SIG, após conhecimento prévio da Cartografia e dos equipamentos podemos pensar em qual ou quais são mais adequados. Há opções comerciais, sendo o ArcGIS o mais conhecido, que foi desenvolvido pela empresa Esri, também criadora do tipo de arquivo de vetores mais utilizado em Geoprocessamento, o shapefile (.SHP), assim como aplicações com arquivos provenientes do AutoCAD. Além deste SIG há outras opções de programas comerciais, como o MapInfo, o Global Mapper, da empresa Blue Marble Geographics

Das opções de SIG de acesso livre, o QGIS (antes conhecido como QuantumGIS) é o mais conhecido, principalmente após integração com outros SIG livres, como o GRASS GIS e o SAGA GIS, instalados junto com o QGIS e diversos outros que podemos adicionar ao QGIS como complementos, como o R e as soluções para trabalhar com dados de escaner LiDAR. Também há outras opções de SIG livre com diversas funcionalidades, como o gvSIG, desenvolvido na Espanha com diversas traduções e usos pelo mundo; o SPRING, desenvolvido pelo INPE, com destaque para o Processamento Digital de Imagens (PDI); DIVA GIS; TerraView; Udig; OpenJUMP GIS e suas variações, como o Kosmo GIS; VisualSIG; entre outros. 

Texto: Vitor O. Pastore

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O desafio das perdas e a Otimização da Gestão de Ativos

Resultado de imagem para desperdicio de agua

O combate as perdas em sistemas por exemplo de distribuição de água é um desafio persistente para as empresas de saneamento. Estas são classificadas em perdas reais (vazamentos) e perdas aparentes (furtos de água, inconsistências cadastrais, erros de medição). Atualmente, os índices no país circulam em torno dos 38%, acumulado de uma ascensão nos últimos anos, o que evidencia a necessidade de melhoria nos processos de monitoramento e evolução das estratégias operacionais nas empresas de saneamento. Recentemente, o Governo Federal aprovou o Novo Marco Legal do Saneamento, que institui novas diretrizes para as concessões e contratos de prestação de serviço no setor.

O foco na universalização e na eficiência operacional na prestação dos serviços são pontos de destaque na nova legislação. O combate às perdas também é ressaltado no novo texto, indicando que os contratos de prestação de serviço deverão incluir metas de redução de perdas, a fim de promover a eficiência operacional nos sistemas de abastecimento de água. O compromisso de redução de perdas pelas empresas de saneamento passa a ter um caráter regulatório.

A eficácia dos programas de redução de perdas está diretamente relacionada ao emprego de metodologias eficazes, boas práticas operacionais e tecnologias que auxiliem no monitoramento, na fiscalização e na execução de ações operacionais no sistema, sob seus diferentes aspectos (técnico, operacional, comercial). Neste contexto, a plataforma ArcGIS, tecnologia líder de mercado em sistemas de informações geográficas, pode apresentar uma série de aplicações e funcionalidades que podem contribuir para a evolução das estratégias e melhoria dos processos de combate a perdas em empresas de saneamento.

A partir de mapas, aplicativos, formulários de campo e painéis gerenciais, empresas de saneamento podem utilizar a capacidade analítica a favor da redução das perdas sobre diferentes aspectos, tais como controle de vazamentos, modelagem hidráulica, plano de manutenção, gerenciamento de pressão, reabilitação de redes, gerenciamento da infraestrutura, melhoria de arrecadação, entre outros.

A plataforma ArcGIS utiliza a tecnologia baseada na localização para otimizar a gestão dos ativos. Para isto, ela emprega três pilares de atuação: o gerenciamento de dados, a avaliação da performance e a otimização do ciclo de vida.

A análise a partir da localização possibilita a identificação de padrões e tendências que relatórios tabulares não conseguem detectar.

Companhias de Saneamento tendem a obter informações de diferentes fontes (sistema supervisório, hidrometração, ERP, sistemas de despacho de ordem de serviço e de relacionamento com clientes, cadastro técnico). A plataforma ArcGIS possui um modelo de gerenciamento de redes que conectam todas estas fontes de informações, provendo uma visão global de todo o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

A plataforma ArcGIS possui recursos de análise avançada, que permite compreender melhor o passado, o presente e o futuro da performance dos ativos dos sistemas. Uma visão do histórico do sistema combinadas com o modelo de operação atual possibilitam realizar análises preditivas sobre o comportamento da operação do sistema. A avaliação da performance pode revelar vulnerabilidades, prever necessidades e garantir a transparência do sistema, garantindo que os ativos tenham maior excelência operacional.

plataforma ArcGIS otimiza todo o ciclo de vida dos ativos centralizando sua abordagem na localização. Para isto, o ArcGIS viabiliza o planejamento da reabilitação de redes, a priorização de investimentos, análise de riscos e o atendimento a requisitos regulatórios.

Fonte: Imagem

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