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O que é Power BI e sua utilização para Sistema de Informação Geográfica – SIG

Uma análise espacial leva a uma maior compreensão para mapeando locais relevantes e identificando relacionamentos e padrões. Sistema de informação geográfica com ferramentas de SIG ajudam a  determinar quais são as melhores ações a serem executadas. Analises de dados com base em qualidades espaciais com Power BI ajudam nas métricas com dados visualmente mais interessantes. O poder do Power BI com GIG ajuda a Identificar um local relacionado a outras variáveis críticas. Adicionar camadas de referência e demográficas, como receita, população ou tempo, incluso gratuitamente com o QGIS ou software proprietário ArcGIS criam visualizações de mapas ou cartas usando dados de localização com estas ferramentas para Power BI.

Hoje empresas diversas buscam se capacitar em SIG nas ferramentas ArcGIS e QGIS para analises visuais ambientais mais relevantes. A GISCursos atende diversas empresas capacitando seus colaboradores em SIG e sua integração com o Power BI.

Abaixo um pouco do Power BI para quem ainda não conhece esta aplicação!

O que é Power BI?

De dados de clientes e funcionários, métricas para metas da empresa, vendas e aquisições, os negócios estão se afogando em dados, esses dados são tão bons quanto sua capacidade de interpretar e comunicar seu significado. É aí que entra o Power BI (Business Intelligence).

FONTES-DE-DADOS

O Microsoft Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que funcionam juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em percepções coerentes, visualmente imersivas e interativas. Quer seus dados sejam uma pasta de trabalho simples do Microsoft Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e local, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, limpe e modele seus dados sem afetar a fonte subjacente , visualize (ou descobrir) o que é importante e compartilhar com quem você quiser.

As partes do Power BI

O Power BI consiste em um aplicativo de desktop Microsoft Windows chamado Power BI Desktop, um serviço SaaS (Software as a Service) online chamado de serviço Power BI e aplicativos Power BI móveis que estão disponíveis em telefones e tablets.

Esses três elementos – área de trabalho, serviço e aplicativos móveis – são fornecer para permitir que as pessoas criem, compartilhem e consumam insights de negócios da maneira que eles sirva, ou sua função, de forma mais eficaz.

Conceitos de Power BI

Os principais blocos de construção do Power BI são: conjuntos de dados, relatórios e painéis . ELES São todos Organizados em áreas de Trabalho e São criados COM NAS de base Capacidades .

Capacidades

Capacidades são um conceito central do Power BI que representa um conjunto de recursos usados ​​para hospedar e fornecer seu conteúdo do Power BI. As recursos são compartilhadas ou dedicadas . Uma capacidade compartilhada é compartilhada com outros clientes da Microsoft, enquanto uma capacidade dedicada é totalmente comprometida com um único cliente. Como recurso dedicadas expressão uma assinatura. Por padrão, os espaços de trabalho são criados em uma capacidade compartilhada.

Espaços de Trabalho

Os espaços de trabalho são contêineres para painéis, conjuntos de dados de dados e fluxos de dados no Power BI. Existem dois tipos de áreas de trabalho: Minha área de trabalho e áreas de trabalho .

  • Meu espaço de trabalhoé o espaço de trabalho pessoal para qualquer cliente do Power BI trabalhar com seu próprio conteúdo. Somente você tem acesso ao seu espaço de trabalho Meu. Você pode compartilhar painéis e relatórios de seu My Workspace. Se você deseja colaborar em painéis e relatórios, ou criar um aplicativo, você deseja trabalhar em um espaço de trabalho.
  • Os espaços de trabalhosão usados ​​para colaborar e compartilhar conteúdo com colegas. Você pode adicionar colegas aos seus espaços de trabalho e colaborar em painéis, relatórios e conjuntos de dados. Com uma exceção, todos os membros do espaço de trabalho precisam de licenças do Power BI Pro.

Os espaços de trabalho também são os locais onde você cria, publica e gerencia aplicativos para sua organização. Pense nos espaços de trabalho como áreas de preparação e contêineres para o conteúdo que formará um aplicativo Power BI. Então, o que é um aplicativo ? Um aplicativo é uma coleção de painéis e relatórios criados para fornecer as principais métricas aos consumidores do Power BI em sua organização. Os aplicativos são interativos, mas os consumidores não podem editá-los. Os consumidores de aplicativos, os colegas que têm acesso aos aplicativos, não precisam necessariamente de licenças Pro.

Conjuntos de dados

Um conjunto de dados é uma coleção de dados aos quais você importa ou se conecta . O Power BI permite que você se conecte e importe todos os tipos de conjuntos de dados e reúna tudo em um só lugar. Os conjuntos de dados também podem originar dados de fluxos de dados.

Conjuntos de dados são associados a espaços de trabalho e um único conjunto de dados pode fazer parte de muitos espaços de trabalho. Quando você abre um espaço de trabalho, os conjuntos de dados associados são listados na guia Conjuntos de dados . Cada conjunto de dados listado representa uma única fonte de dados, por exemplo, uma pasta de trabalho do Excel no OneDrive, ou um conjunto de dados tabular SSAS local ou um conjunto de dados Salesforce. Existem muitas fontes de dados diferentes com suporte. Os conjuntos de dados adicionados por um membro do espaço de trabalho estão disponíveis para os outros membros do espaço de trabalho com uma função de administrador , membro ou contribuidor .

 Conjuntos de dados compartilhados

Business intelligence é uma atividade colaborativa. É importante estabelecer conjuntos de dados padronizados que podem ser a ‘única fonte da verdade’. Descobrir e reutilizar esses conjuntos de dados padronizados é fundamental. Quando modeladores de dados especialistas em sua organização criam e compartilham conjuntos de dados otimizados, os criadores de relatórios podem começar com esses conjuntos de dados para construir relatórios precisos. Sua organização pode ter dados consistentes para a tomada de decisões e uma cultura de dados saudável. Para consumir esses conjuntos de dados compartilhados, basta escolher os conjuntos de dados do Power BI ao criar seu relatório do Power BI.

Relatórios

Um relatório do Power BI é uma ou mais páginas de visualizações, como gráficos de linha, mapas e mapas de árvore. As visualizações também são chamadas de visuais . Você pode criar relatórios do zero no Power BI, importá-los com painéis que os colegas compartilham com você ou o Power BI pode criá-los quando você se conecta a conjuntos de dados do Excel, Power BI Desktop, bancos de dados e aplicativos SaaS. Por exemplo, quando você se conecta a uma pasta de trabalho do Excel que contém planilhas do Power View, o Power BI cria um relatório com base nessas planilhas. E quando você se conecta a um aplicativo SaaS, o Power BI importa um relatório pré-criado.

Existem dois modos de visualizar e interagir com os relatórios: Visualização de leitura e Visualização de edição . Quando você abre um relatório, ele é aberto na visualização de Leitura. Se você tiver permissões de edição, verá Editar relatório no canto superior esquerdo e poderá visualizar o relatório na visualização Edição. Se um relatório estiver em uma área de trabalho, qualquer pessoa com função de administrador, membro ou contribuidor pode editá-lo. Eles têm acesso a todos os recursos de exploração, design, construção e compartilhamento da visualização de edição desse relatório. As pessoas com quem eles compartilham o relatório podem explorar e interagir com o relatório na visualização de Leitura.

Quando você abre um espaço de trabalho, os relatórios associados são listados na guia Relatórios . Cada relatório listado representa uma ou mais páginas de visualizações com base em apenas um dos conjuntos de dados subjacentes. Para abrir um relatório, selecione-o.

Quando você abre um aplicativo, é apresentado um painel. Para acessar um relatório subjacente, selecione um bloco de painel (mais sobre blocos posteriormente) que foi fixado a partir de um relatório. Lembre-se de que nem todos os blocos são fixados nos relatórios, portanto, pode ser necessário clicar em alguns blocos para localizar um relatório.

Por padrão, o relatório é aberto na visualização de Leitura. Basta selecionar Editar relatório para abri-lo na visualização de edição (se você tiver as permissões necessárias).

Dashboards

Um painel é algo que você cria no serviço Power BI ou algo que um colega cria no serviço Power BI e compartilha com você. É uma única tela que contém zero ou mais blocos e widgets. Cada bloco fixado de um relatório ou de Q&A exibe uma única visualização que foi criada a partir de um conjunto de dados e fixada no painel. Páginas inteiras do relatório também podem ser fixadas em um painel como um único bloco. Existem muitas maneiras de adicionar blocos ao painel; muitos para serem abordados neste tópico de visão geral.

Por que as pessoas criam painéis? Aqui estão apenas alguns dos motivos:

  • para ver, em um piscar de olhos, todas as informações necessárias para tomar decisões.
  • para monitorar as informações mais importantes sobre sua empresa.
  • para garantir que todos os colegas estejam na mesma página, visualizando e usando as mesmas informações.
  • para monitorar a saúde de um negócio ou produto ou unidade de negócios ou campanha de marketing, etc.
  • para criar uma visão personalizada de um painel maior e mostrar todas as métricas importantes para eles.

Quando você abre um espaço de trabalho, os painéis associados são listados na guia Painéis . Para abrir um painel, selecione-o. Ao abrir um aplicativo, você verá um painel. Se você for o proprietário do painel, também terá acesso de edição aos conjuntos de dados e relatórios subjacentes. Se o painel foi compartilhado com você, você poderá interagir com o painel e quaisquer relatórios subjacentes, mas não poderá salvar nenhuma alteração.

Aplicativos de modelo

Os novos aplicativos de modelo do Power BI permitem que os parceiros do Power BI criem aplicativos do Power BI com pouca ou nenhuma codificação e os implantem para qualquer cliente do Power BI. Como parceiro do Power BI, você cria um conjunto de conteúdo pronto para uso para seus clientes e o publica sozinho.

Você pode construir aplicativos de modelo que permitem que seus clientes se conectem dentro de suas próprias contas. Como especialistas em domínio, eles podem desbloquear os dados de uma maneira que seja fácil para os usuários de negócios consumirem.

Os aplicativos de modelo são enviados ao Centro de parceiros para se tornarem publicamente disponíveis no mercado de aplicativos do Power BI e no Microsoft AppSource . Se você estiver interessado em criar aplicativos de modelo para distribuição fora de sua organização, consulte Criar um aplicativo de modelo no Power BI .

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HORARIO: De 9h a 16h

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ONDE: GISCursos
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