Arquivos mensais: janeiro 2019

Sub-bacia hidrográfica atingida pelo desastre em Brumadinho

 

Sub-bacia hidrográfica do rio Paraopeba (atingida pela Vale)
A bacia hidrográfica do rio Paraopeba esta situada a sudeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo uma área de 13.643 km². O rio tem suas nascentes ao sul do município de Cristiano Otoni e tem como seus principais afluentes os rios Águas Claras, Macaúbas, Betim, Camapuã e Manso. Ele é um dos mais importantes tributários do rio São Francisco, percorrendo aproximadamente 510 km até a sua foz no lago da represa de Três Marias, no município de Felixlândia.

Figura 1: Sub-bacia do rio Paraopeba
Fonte: CIBAPAR, 2009

A bacia do Paraopeba possui uma área que corresponde a 2,5% da área total do Estado de Minas Gerais. Aproximadamente 1,4 milhões de pessoas vivem na bacia, em 48 municípios de paisagens, culturas, economias e realidades sócio-econômicas e ambientais muito diversas. (CIBAPAR, 2009)

http://www.revistaespacios.com/a11v32n04/113204112.html

Cursos de geoprocessamento (Sistemas de Informações Geográficas) com cursos de ArcGis e QGIS para Análise Ambiental, Análise de Riscos para o meio ambiente, Bacias Hidrográficas, Mapeamento e Fotogrametria com Drone, PDI ( Sensoriamento Remoto) Mobilidade Urbana, entre outros. Consulte-nos!

Tels.: 2136893796 / 21988549132 WhatsApp

www.giscursos.com.br (Presenciais)

www.giscursos.com.br/online (Sistema EAD a distância)

Onde Estamos: Rua Conde de Bonfim 120/713 – Tijuca – Rio de Janeiro

Share This:

images

Equipe de Drones não consegue ajudar em Brumadinho/MG

Equipe de Drones de BH, se mobilizou para ajuda nas buscas de vítimas e até sobreviventes perdidos, mas a falta de uma coordenação para este tipo de serviço, que hoje seria muito interessante não permitiu que realizassem esta ajuda, pois uma tecnologia nova como esta seria essencial.
Sabe-se que os bombeiros com seus helicópteros estão em vôo, mas acreditamos que junto a eles e a defesa civil, poderia ser feito um trabalho integrado, com o vôo de drones estabelecido a uma altura compatível abaixo ao vôo dos helicópteros com orientação pelos bombeiros para a localização em lugares que o vôo mais próximo dos helicópteros não permita ter uma identificação clara de corpos e animais. Hoje inclusive já existe no mercado Drones que podem fazer alguns tipos de vôo para auxiliar o resgate inclusive à noite.
Momentos como este em que toda a ajuda é necessária, inclusive com o uso de novas tecnologias como por exemplo o uso de #Drones, precisa-se ser pensada por órgãos como os bombeiros e a defesa civil como integrar estes recursos!

Faça um curso de Drones na GISCursos para Operação, Mapeamento e Fotogrametria.
O Mapeamento e processamento de imagens é um recurso novo e importante para o uso em Sistemas de Informações Geográficas
Consulte-nos. Veja nosso site: www.giscursos.com.br

#Brumadinho #BombeirosBH #Defesacivil #vale #giscursos #cursodedrone #geoprocessamento #sig #analisederiscoimagesimages (1)

Share This: