Arquivos da categoria: Sem categoria

Captura de Tela 2019-02-19 às 20.56.15

Aeronáutica prepara aquisição de satélite de sensoriamento remoto de alta resolução.

Os membros do Grupo de Trabalho do Projeto Carponis-1 estarão reunidos até quinta-feira, 7, em Brasília, para analisar e definir os principais pontos processo de aquisição do primeiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto de alta resolução espacial. Após isso, será enviado um documento com a solicitação de propostas  às empresas interessadas em participar do processo. De acordo como presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, a previsão é de que a contratação do projeto, que está na fase de viabilidade (análise das alternativas tecnológicas, benefícios e magnitude dos riscos), ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. Antes disso, todos os requisitos definidos pelo Grupo de Trabalho ainda precisam ser aprovados pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Segundo manifestação do Brigadeiro Vital, em nota da CCISE, a expectativa é de que o novo projeto venha a gerar um impacto econômico positivo – atualmente, o Brasil adquire imagens providas por outros países. No entanto, há ainda necessidade de aprovação de orçamento para a contratação. “Essa é uma fase muito importante para o projeto. Depois de definirmos os detalhes do que nós queremos para a solicitação de propostas, tanto tecnicamente, industrialmente, e em relação à logística, treinamento e conteúdo nacional, ficamos aguardando apenas a luz verde do governo em termos de orçamento, e de plano plurianual, para, em um curto espaço de tempo, selecionar a melhor proposta que atenda aos anseios do Brasil”, afirmou o presidente da CCISE.

Carponis-1

O Carponis-1 é o primeiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto de alta resolução espacial e faz parte das constelações do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que integra o Programa Espacial Brasileiro. Ele tem capacidade de gerar imagens coloridas com resolução igual a um metro ou menos – ou seja, com mais qualidade, nitidez e precisão, em comparação com as imagens providas pelo satélite sino-brasileiro, o CBERS-4, que pode somente prover imagens em preto e branco com resolução máxima de cinco metros. A previsão é que o novo satélite seja colocado em órbita até 2022.

No âmbito da Defesa e Segurança, o artefato proverá o apoio de inteligência nas operações militares em território nacional e internacional, sobretudo com a identificação e monitoramento constante das áreas utilizadas para práticas ilícitas, como as áreas de fronteira e de alta criminalidade nos grandes centros urbanos. Já como exemplos de utilização por outros órgãos governamentais, destacam-se o monitoramento e a fiscalização mais precisa de áreas de desmatamento, o suporte à produção agrícola e o apoio à fiscalização fundiária. (Com informações da Agência Força Aérea)

Fonte:  – TELETIME News

Share This:

Algumas fontes de dados GRATUITOS para SIG!

Os especialistas em GIS precisam atualizar constantemente seus dados para a criação de mapas e análises de dados espaciais. Essas fontes de dados gratuitos fornecem tudo o que um usuário de GIS precisa para com imagens de satélite,  dados de elevação, fotografias aéreas, informações hidrográficas e  informações ambientais, limites administrativos, estradas, dados populacionais e etc,  manter atualizado seus dados para a Criação de Mapas e análise de dados espaciais

1 – OpenStreetMapData

O projeto OpenStreetMap coleta uma incrível quantidade de dados geográficos e torna disponível para o mundo gratuitamente. Mas os dados brutos do OpenStreetMap são difíceis de usar. No site da OpenStreetMapData você encontrará alguns desses dados pré-processados e formatados para facilitar o uso.

 O pré-processamento inclui a remoção ou reparação de dados errados e a montagem de diferentes partes dos dados em um todo utilizável. Os dados são formatados em Shapefiles para fácil utilização nas aplicações SIG usuais.

 Este site oferece muitos conjuntos de dados na escala mundial pronto para download, como polígonos terrestres, polígonos de água, litorais, dados do corpo de água e mais …

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

2 – Natural Earth Data

 O Natural Earth Data é um conjunto de dados de domínio público oferecido nas escalas 1: 10m, 1: 50m e 1: 110 milhões. Com dados vetoriais e raster bem integrados, com os dados do Natural Earth Data você pode criar uma variedade de mapas visualmente bem elaborados e agradáveis com softwares SIG.

 O Natural Earth Data foi construído através de uma colaboração de muitos voluntários e é apoiada pela NACIS (Sociedade Norte-Americana de Sociedade Cartográfica) e é gratuito para uso em qualquer tipo de projeto. Os temas de dados estão disponíveis em três níveis de detalhe. Para cada escala, os temas são listados nas páginas de categorias Culturais, Físicas e Raster.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

3 – DIVA – GIS Data

 DIVA-GIS é um programa de computador gratuito para mapeamento e análise de dados geográficos (um sistema de informação geográfica (SIG).

 O site DIVA-GIS fornece dados espaciais gratuitos para todo o mundo que você pode usar em qualquer programa SIG. Você pode baixar os dados do nível do país para qualquer país do mundo: limites administrativos, estradas, ferrovias, altitude, cobertura do território, densidade populacional. Você também pode baixar dados climáticos globais, dados de ocorrências de espécies, DEM e imagens de satélite de alta resolução.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui! 

4 – EarthExplorer

A ferramenta EarthExplorer (EE)  do Serviço Geológico do Estados Unidos (USGS) fornece aos usuários a capacidade de consultar, pesquisar e solicitar imagens de satélite, fotografias aéreas e produtos cartográficos de várias fontes. Além dos dados das missões Landsat e de uma variedade de outros provedores de dados, a EE agora fornece acesso aos produtos MODIS das missões Terra e Aqua da NASA e aos produtos ASTER de nível 1B nos Estados Unidos e Territórios da missão ASTER da NASA . Os usuários registrados da EE têm acesso a mais recursos que os usuários convidados.

 Para fazer o seu cadastro e o download gratuito dos dados clique aqui!

5 – SimpleGeo Public Spaces

 Se você quiser colocar suas mãos em mais de 21 MILHÕES de pontos de interesse que cobrem 63 países, a SimpleGeo entrega os seus dados configurados para você em um único arquivo. O arquivo tem de cerca de 2 GB no formato .ZIP e são disponibilizados sob a licença CC0, esses dados se tornam seus – grátis e claro – para fazer o que quiser.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

6 – Sentinel Satellite Data

 O satélite Sentinel da Agência Espacial Européia é no momento o possuidor da maior resolução espacial disponível para o público gratuitamente. Uma cena após a outra, os dados foram lançados em uma interface de usuário chamada Sentinels Scientific Data Hub.

 Esta versão do Sistema de Hub de Dados suporta a disseminação do acesso de dados do ESA Copernicus Sentinels. Ele fornece uma interface de usuário gráfica básica para permitir o acesso e o download de dados interativos e uma poderosa Interface de Programação de Aplicativos, que permite aos usuários acessar os dados através de seus próprios programas de computador, scripts ou aplicativos.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

7 – FAO GeoNetwork

O FAO GeoNetwork fornece acesso à mapas interativos, imagens de satélite e bases de dados espaciais mantidos pela FAO e seus parceiros. O objetivo é melhorar o acesso e o uso integrado de dados e informações espaciais.

 Os mapas, incluindo os derivados de imagens de satélite, são ferramentas comunicacionais efetivas e desempenham um papel importante no trabalho de vários tipos de usuários: tomadores de decisão, especialistas em SIG e analistas espaciais.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

 8 – Global Map

O Global Map, produzido pelo Comitê Diretivo Internacional sobre o Mapeamento Global, é um conjunto de camadas SIG consistentes que cobrem o globo inteiro em uma resolução de 1 km, incluindo: transporte, elevação, drenagem, vegetação, limites administrativos, cobertura terrestre, uso do solo e centros populacionais.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

9 – Open Topography

A OpenTopography facilita o acesso da comunidade a dados de topografia, topografia e ferramentas de alta resolução, bem como ferramentas e recursos relacionados. Os conjuntos de dados hospedados pela OpenTopography estão disponíveis em formato de nuvem de pontos (LiDAR) para download e processamento (por exemplo, criação de MDEs personalizados). Além disso, produtos de dados derivados, como quadros e sobreposições de imagem do Google Earth, também estão disponíveis.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

10 – UNEP Environmental Data Explorer

 O Environmental Data Explorer é a fonte autorizada de conjuntos de dados utilizados pelo UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)  e seus parceiros no relatório do Global Environment Outlook (GEO) e outras avaliações ambientais integradas. Sua base de dados online contém mais de 500 variáveis diferentes, como estatísticas nacionais, sub-regionais, regionais e globais ou como conjuntos de dados geoespaciais (mapas), abrangendo temas como Água Doce, População, Florestas, Emissões, Clima, Desastres, Saúde e PIB.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

11 – NEO Earth Observations (NASA)

 Aqui você pode navegar e baixar imagens e dados dos satélite da constelação do Sistema de Observação Terrestre da NASA. Mais de 50 conjuntos de dados globais diferentes são representados diariamente, semanalmente e mensalmente, e as imagens estão disponíveis em vários formatos, incluindo JPEG, PNG, Google Earth e GeoTIFF.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

12 – CGIAR – CSI

 O GeoPortal CGIAR-CSI fornece dados de elevação digital SRTM 90m para todo o mundo. Os dados de elevação digital SRTM, produzidos pela NASA originalmente, são um grande avanço no mapeamento digital do mundo e proporcionam um grande avanço na acessibilidade de dados de elevação de alta qualidade para grandes porções dos trópicos e outras áreas do mundo em desenvolvimento.

 Para fazer o download gratuito dos dados  clique aqui!

13 – Terra Populus

O Terra Populus integra dados do recenseamento populacional de todo o mundo com dados ambientais globais, permitindo que os usuários obtenham conjuntos de dados personalizados que incorporem dados de múltiplas fontes em uma única estrutura coerente.

 O Terra Populus inclui microdados para mais de 80 países e dados agregados da população para mais de 80 países. Inclui também o uso do solo / cobertura do solo e dados climáticos.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

14 – Socioeconomic Data and Applications Center (SEDAC)

 O Centro de Dados e Aplicações Socioeconômicas da NASA (SEDAC) operado pelo CIESIN coletou e acompanhou cuidadosamente dados populacionais e de fronteira para mais de 13 milhões de unidades administrativas subnacionais, um aumento de 31 vezes em relação à versão 3. Foram obtidos dados aprimorados para mais de 100 países, incluindo muitas nações das pequenas ilhas. Grids de contagem de população e densidade, área de terra, área de água e indicadores de qualidade de dados estão disponíveis para download gratuito.

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

15 – HydroSHEDS

HydroSHEDS é um produto de mapeamento que fornece informações hidrográficas para aplicativos de escala regional e global em um formato consistente. Ele oferece um conjunto de dados georreferenciados (vetor e raster) em várias escalas, incluindo redes de rios, limites das bacias hidrográficas, direções de drenagem e acumulações de fluxo. HydroSHEDS baseia-se em dados de elevação de alta resolução obtidos durante um voo do ônibus espacial para a missão de topografia de radar de transferência da NASA (SRTM).

 Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui!

Share This:

SIG Gratuítos

Quais os SIGs Gratuítos no mercado? Os programas de geoprocessamento são uma realidade e aprende-los é estar em uma nova categoria de análise e interpretação de dados geográfico para as Geociências. Consulte a GISCursos, e venha fazer nossos cursos.

Vejam as listas dos principais programas de código-aberto ou gratúitos para geoprocessamento.

Aplicativo

Sistema

Licença

Características

Desenvolvedor/País

SPRING Windows/Linux Gratuito Geoprocessamento e PDI INPE / Brasil
gvSIG Java Aberto Geoprocessamento GVA / Espanha
Kosmo Java Aberto Geoprocessamento SAIG / Espanha
SEXTANTE Java Aberto Extensão de Análise Espacial (para gvSIG, uDIG e OpenJUMP) Junta de Extremadura / Espanha
Quantum GIS(QGIS) Windows/Linux/MacOS Aberto Geoprocessamento (com módulos do GRASS) Gary Sherman / EUA(?)
GRASS Windows/Linux Aberto Geoprocessamento PDI  Modelagem 3D CERL-U.S.Army / EUA
SavGIS (Savane) Windows Gratuito Geoprocessamento e SGDB IRD / França
SAGA Windows/Linux Aberto Geoprocessamento Univ. de Hamburgo /Alemanha
ILWIS Windows Aberto Geoprocessamento e PDI ITC / Holanda
JUMP Java Aberto Toolkit Geoprocessamento Vivid Solutions / Canadá
OpenJUMP Java Aberto Geoprocessamento JPP / Internacional
uDIG Java Aberto Geoprocessamento Refractions Research / Canadá
OSSIM Windows/Linux/MacOS Aberto Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto Agências Governamentais / EUA
MapWindow Windows Aberto Geoprocessamento Utah Water Research Lab / EUA
OrbisGIS Java Aberto Geoprocessamento / França
OrbisCAD Java Aberto CAD (desenho assistido por computador) / França
jGRASS Java Aberto Geoprocessamento (uDIG plug-in) Università di Ingegneria di Trento e Hidrologis / Itália
Terraview /
TerraSIG
Windows/Linux Aberto Visualizador e gerenciador de banco de dados espaciais / Geoprocessamento INPE / Brasil
Min. das Cidades
Thuban Java Aberto Visualizador Intevation / Alemanha
OpenEV (FWTools) Windows/Linux/MacOS Aberto Geoprocessamento Atlantis Scientific e CRS / Canadá
KartoMNT Java Aberto Modelagem Digital de Elevação / França
Landserf Java Aberto Modelagem Digital de Elevação City University of London / Inglaterra
SkyJUMP Java Aberto Geoprocessamento e CAD Larry Becker/ EUA(?)
HidroSIG Java Aberto Geoprocessamento e modelagem hidrológica Universidad Nacional de Colombia
DIVA-GIS Windows / Java Gratuito Geoprocessamento CIP / Peru
MySQL Windows/Linux/MacOS/BSD Aberto Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL AB / Suécia – Sun Microsystems / EUA
PostgreSQL(PostGIS) Windows/Linux/MacOS/BSD Aberto SGDB (Extensão para armazenar dados espaciais) Refractions Research / Canadá
Paraview Windows/Linux/MacOS/BSD Aberto Visualização 3D e interpolação Kitware Inc. / EUA
BASINS Windows Gratuito Interpolação e modelagem hidrológica – extensão para Mapwindow e ArcGIS EPA / EUA
Mapscan Windows Gratuito Vetorização de Mapas em raster ONU?
Philcarto Windows Gratuito Visualizador e compositor de mapas vetoriais Philippe Waniez / França

FOSS4GIS: Free and Open Source Software for GIS – Programa Gratuito e de Código-Fonte Aberto para Geoprocessamento (também GFOSS).

FreeGIS.org – site que traz todos os principais projetos de SIG Aberto, como programas, bibliotecas, aplicativos e plugins.

OSGeo.org: Principais projetos de SIG de Código-Aberto (GRASS, QGIS, MapServer, gvSIG, etc.).

Share This:

I Encontro de Mobilidade Urbana UNIABEU

O I Encontro de Mobilidade Urbana UNIABEU será realizado no dia 22 de Setembro de 2015, na Rua Itaiára 301, Centro de Balfort Roxo e a GISCursos estará presente em parceria apoiando este evento.

GEOPROMOB
http://geopromob.blogspot.com.br/

Faça sua Inscrição:
https://goo.gl/bWVyDJ
https://goo.gl/Q07FbJ

Share This:

blog-pic2

Curso de GIS/SIG

O GISCursos se propõe a ser um curso de treinamento profissional em GIS, moderno com foco em pesquisas.
Oferecemos cursos e prestamos serviços de consultoria (projetos) de: Geotecnologias, como SIG (Sistema de Informação Geográfica) ou denominado GIS (Geographyc Information System), Sensoriamento Remoto (processamento digital de imagens e ortofotos com SIG, uso de VANT/Drone), GPS/GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) e Cartografia Digital.
Disponibilizamos professores com experiência em ensino de geotecnologias e com nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).
Ênfase em educação presencial, e em breve cursos uso online.
Propomos com a Ambiental Gis Design Projetos, parcerias com empresas de criação de aplicativos, ao qual podemos criar aplicativos próprios para uso de GIS, aplicado ao mapeamento por realidade virtual, mapas de trilhas em 3D, entre outros. Propomos a interessados desenvolvimento de aplicativos no mercado de mobile.
Oferecemos soluções corporativas para o uso das Geotecnologias, como por exemplo banco de dados geográfico de mapeamento dos empreendimentos de uma empresa, como por exemplo, uso de ferramentas Google e seus aplicativos (Google Maps for Works, Google Earth Pro, etc.).
Atender com projetos em geotecnologias as empresas que trabalham com meio ambiente.
Preparar cursos corporativos de geotecnologias para oferecer à empresas localmente, no GISCursos ou a distância, incluindo video-aulas, video-conferências, Webinares, etc.

Share This: